quarta-feira, 10 de julho de 2013

Você está se sentindo inchada? Veja como a alimentação pode ajudar.


Uma queixa muito comum ouvida no consultório é a sensação de que as roupas estão mais apertadas, sensação de inchaço no abdômem e nas pernas, muitas vezes acompanhada de dores nestas regiões. Isto pode ser resultado de uma alimentação rica em sal, consumo insuficiente de água ou até sintoma de algumas doenças. Descartada a última hipótese, evitar comida muito salgada ou uma alimentação com muitos industrializados e consumir alimentos ricos em potássio previne contra o acúmulo de líquidos no corpo.

O edema ou inchaço é resultado do extravasamento de líquidos que saem dos vasos sanguíneos e vão para o tecido subcutâneo. O sódio, presente naturalmente nos alimentos, no sal de cozinha e nos alimentos industrializados (conservas, caldos, sopas prontas, bolachas etc.) carrega a água para dentro dos vasos. Quando há um consumo excessivo de sódio, o organismo fica sobrecarregado de líquidos e o rim, responsável por eliminar o líquido acumulado, não consegue cumprir esta tarefa, o que causa inchaço.

Para a maioria das pessoas, principalmente mulheres, este inchaço é sentido nos pés, pernas, mãos, coxas, tornozelos, mamas e região abdominal, o que é visível pressionando-se o dedo sobre a pele, pois deixa uma marca temporariamente. E o peso pode subir cerca de 2 ou 3 quilos.

Além de ter uma alimentação com quantidade adequada de sal e beber bastante água, outros hábitos são indicados para prevenir o problema, como o consumo de alimentos diuréticos, como pepino, melancia e aspargos e os ricos em potássio. Esse mineral aumenta a excreção renal de sódio, sendo um excelente aliado contra a retenção de líquido provocada pelo consumo excessivo de sal.

Inclua no seu dia a dia alimentos ricos em potássio: melão, água de coco, bananas, kiwi, mamão formosa, laranja, acelga, couve e beterraba cruas, feijão, lentilha.

Confira algumas receitas de sucos que facilitam a eliminação de toxinas e líquidos em excesso e ainda contêm ingredientes antioxidantes que favorecem a renovação das células da pele. É só bater os ingredientes no liquidificador.

Maçã, couve e aipo
1 maçã com casca + 1 folha de couve + 1 talo de aipo ou salsão + 150 ml de água. Coe e acrescente gelo a gosto. Rende 1 copo de 300ml.

Abacaxi, pepino e hortelã
1 pepino com casca + 1 fatia grossa de abacaxi + 5 folhas de hortelã + 100 ml de água. Gelo a gosto. Rende 1 copo de 300ml.

Suco anticelulite
500ml de chá de cavalinha + suco de 1 limão + 2 folhas de couve + cubos de gelo a gosto. Faça a infusão de cavalinha e deixe esfriar. Bata os ingredientes e coe. Misture o líquido ao chá de cavalinha. adoce com sucralose ou um pouco de mel, se preferir.

*Utilize vegetais orgânicos. 

Texto adaptado de: Notícias UOL