terça-feira, 11 de junho de 2013

Doutora, o alho é bom para quê? E a chia?


Atendendo a pedidos, vou começar a postar um pouco mais sobre propriedades nutricionais de alguns alimentos. Afinal, são muitas dúvidas de pacientes, clientes e amigos sobre que benefícios o consumo de determinados alimentos podem trazer à nossa saúde.

Certos alimentos são conhecidos como "funcionais" por conterem nutrientes ou compostos bioativos que combatem os radicais livres, responsáveis por danos e envelhecimento celulares, e por prevenirem o surgimento de determinadas doenças. Acredito que, de forma geral, todos os alimentos - frutas, verduras, cereais, grãos etc. - contêm nutrientes benéficos para a saúde e, portanto, sua 'funcionalidade' no organismo.
Vamos a alguns deles:

Aveia: rica em fibras solúveis, ajuda a reduzir o "mau" colesterol (LDL), melhora a função intestinal, e auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue. Pode-se consumi-la em iogurtes, saladas, misturar com a comida, adicionar em sopas, tomando o cuidado de não cozinhá-la, pois assim ela perde parte de suas fibras benéficas.

Chia: rica em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega 3 e 6, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, estes grãozinhos que muito estão na moda ajudam no funcionamento intestinal, dão maior sensação de saciedade ajudando a comer menos, combatem o colesterol, ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, fortalece ossos e dentes, dentre outros benefícios, por ser rica em vários minerais e vitaminas.


Alho: tem propriedades antinflamatórias e antioxidantes que atuam no sistema imunológico, ajudando a afastar o risco de câncer. Ele também ajuda a controlar os níveis de colesterol.


Tomate: Rico em licopeno, que ajuda a prevenir certos tipos de câncer, também é rico em vitaminas A e E, potássio e ácido fólico. É bom para a visão e a imunidade e também previne doenças cardiovasculares, por reduzir o colesterol. Melhor se consumido na forma orgânica, mesmo em molhos, extratos, pois o alimento contém alto teor de agrotóxicos.

Açaí: rico em gorduras polinsaturadas que ajudam a reduzir o colesterol, a pressão arterial e a prevenir doenças cardiovasculares. A fruta ainda possui boas doses de cálcio, vitamina E, potássio, magnésio e antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, circulatória, câncer entre outras. O açaí também fornece bastante energia, sendo interessante para praticantes de atividade física.


Brócolis e couve-flor: além de vitaminas, minerais e fibras, estas
hortaliças possuem compostos bioativos que ajudam na prevenção
de diversos tipos de câncer como de
esôfago, estômago, pulmão, faringe, útero, cólon e pâncreas.
Cacau: seus antioxidantes ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Tem ação antinflamatória e fortalece o sistema imunológico. Ainda contém vitaminas A, E, complexo B e minerais como magnésio, potássio, zinco, cálcio etc.

Motivos não faltam para consumirmos mais legumes e verduras e termos uma alimentação mais variada. Lembre-se sempre de que os benefícios de uma alimentação balanceada vêm de um conjunto de atitudes, consumo regular e de uma boa relação com os alimentos, sem radicalismos nem modismos, que não favorecem a adoção definitiva de bons hábitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário