sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Compulsão Alimentar - o que é isso?


O Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA) é caracterizado por episódios recorrentes de ingestão de grande quantidade de alimentos, dentro de um curto período, acompanhada da sensação de perda de controle e de sentimentos de culpa, vergonha, tristeza e angústia.

O comportamento alimentar do comedor compulsivo tem como características principais:

- comer mais rápido do que o habitual, até se sentir desconfortável;
- ingestão de grandes quantidades de alimento mesmo não estando com fome;
- comer sozinho devido ao constrangimento pela quantidade de alimentos que ingere;
- repulsa por si próprio, sentimentos de depressão ou de muita culpa após o episódio de compulsão

Indivíduos com TCA são grupos de risco para ganho de peso, sendo aproximadamente 65% deles obesos, embora este transtorno possa ocorrer em pessoas de peso normal.

Paciente com TCA têm maior comorbidade com depressão, abuso de álcool e drogas, transtorno de personalidade e insatisfação com a imagem corporal.

Os fatores desencadeantes para compulsão alimentar são ansiedade, estresse, tensão, a busca por emagrecer, ócio, raiva, insônia, depressão, dificuldades afetivas, baixa assertividade entre outras, além de dietas radicais, jejuns etc. O indivíduo compulsivo por alimentos confunde emoções com a fome e a compulsão alimentar é uma maneira inadequada de lidar com elas.

A compulsão alimentar, quando diagnosticada, precisa ser tratada adequadamente através de acompanhamento multiprofissional especializado na área: nutricionista, terapia comportamental cognitiva com psicológo e psiquiatra.

Referências:
APA - American Psychiatric Association. Diagnostic ans statistical manual of mental disorders (DSM-5). 5thed. Washington: APA, 2013.
Alvarenga M et al. Nutrição e transtornos alimentares - Avaliação e tratamento. Barueri: Manole; 2010.

Um comentário:

  1. Muito bacana e interessante o texto; obrigado por compartilhar as informações, que me servem como alertas.
    Obrigado, até mais!

    ResponderExcluir