domingo, 4 de setembro de 2011

Qual a diferença entre sal e sódio?


Adaptado do texto da nutricionista Hevoise Papini.

O que é o sal?

O sal de cozinha tem em sua composição os elementos sódio (Na) e cloro (Cl), o que resulta em cloreto de sódio (NaCl). É essa combinação de elementos que confere o sabor salgado. 1g de sal (NaCl) contém 400mg de sódio.

No rótulo dos alimentos é descrita a quantidade de sódio e não de sal. A recomendação de SÓDIO é de 1,6 a 2,4g por dia.

Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elementos pode não ter gosto de nada ou levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Desta forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande sem que se perceba. É o que acontece nos alimentos industrializados doces como refrigerantes, sucos, biscoitos etc.
Então:
Recomendação de sal (NaCl ou sal de cozinha): 5 a 6g/dia.
Recomendação de sódio (Na): 1,6 a 2,4g/dia.
Para exemplificar, uma simples e 'inofensiva' sopinha instantânea contém aproximadamente 680mg de sódio. Um pacote de macarrão instantâneo com tempero apresenta entre 1300 e 1500mg deste elemento, o que representa quase o total que se deve consumir em 24 horas.
ATENÇÃO: o sódio NÃO É UM VENENO. É um elemento VITAL que exerce funções importantíssimas no nosso corpo. Não existe vida humana sem sódio. Não existe nenhum alimento que seja ruim. Existe um mau uso dos alimentos, na maioria das vezes pela ignorância de informações adequadas.

Para mais informações sobre o tema, acesse o link: Sódio além do sal.
Leia os rótulos. Se tiver dúvidas, pergunte sempre ao seu Nutricionista. Nos dias de hoje todos devem ter um.

10 comentários:

  1. Olá doutora Carolina.
    Amei conheçer o seu blog!!
    Pretendo me formar em nutrição,então,estar sempre vindo aqui será uma grande ajuda pra mim né.
    Estou seguindo,beijnhos
    meumundogi.blogspot.com
    gigiamaral2008@hotmail.com

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  2. Adorei seu blog! Nossa como eu tenho vontade de fazer faculdade de nutrição...

    Vou imprimir seu post e mostrar para o meu pai, que come quilos de sal todos os dias...

    Parabéns,
    Iaci

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  3. Obrigada, Ia! Seja bem vinda sempre!
    Um beijo!

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  4. Que bom que gosta de Nutrição, Giselle! Nutricionista é uma profissão linda! Boa sorte e seja bem vinda por aqui!
    Um beijo!

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  5. Olá Carolina, parabéns pelo bloq, são informações que acredito que a maioria deve desconhecer e são importantíssimas para nossa saúde.

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  6. São sim, André, e esse é o objetivo do blog! Continue acompanhando-o sempre. Obrigada pela participação. Abraço!

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  7. Eu gostaria de saber se consumir 110mg de sódio por dia faz mal, falo dos suplementos alimentares do tipo Whey Protein.o que você acha Carolina Oliboni?

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  8. Oi, André! Grata pelo seu contato.
    A resposta para a sua pergunta é: depende do resto da sua alimentação durante o dia. Pensando que a ingestão diária não deve ultrapassar 2400mg de sódio, 110mg não representa tanto se você não consumir excesso de alimentos industrializados por exemplo, que são mais ricos neste mineral, entendeu?
    Abraço!

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  9. Parabens, Doutora, excelente matéria!

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