quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O poder das frutas


As frutas são indispensáveis para a manutenção da saúde. Verdadeiros coqueteis de vitaminas e minerais que exercem inúmeros efeitos benéficos no organismo, são também ricas em fibras e têm grande poder hidratante.

Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, o consumo insuficiente de frutas e hortaliças aumenta o risco de doenças crônicas não transmissíveis como as cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de câncer e está entre os 10 fatores de risco que mais causam morte e doenças em todo o mundo. Tal consumo equivale a menos de 400g por dia.

AMEIXA - tônico antiestresse

Contém alta quantidade de fibra sorbitol, que estimula o movimento intestinal e favorece a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitamina pode variar: as claras são mais doces e ricas em carotenos; as de coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitmainas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse e o suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

DAMASCO - a fruta da pele

Tem alto teor de caroteno (pré-vitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Ajuda a combater a fadiga. Na hora de escolher, prefira o seco, pois contém nutrientes de forma concentrada, inclusive maior teor de fibras.

BANANA - energética

Ótima opção para um lanche rápido, é ideal para fornecer energia. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana ajuda a prevenir cãibras musculares por sua riqueza em potássio (embora a causa delas nem sempre seja a falta deste mineral). Também contém magnésio e vitamina B6, vital para manter o ânimo e a disposição e ajudar no metabolismo.

FIGO - bom para os ossos

Contém cálcio, por isso é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Possui também benzaldeído, um agente anticancerígeno, favonoides (antioxidantes) e uma enzima chamada ficina, que auxilia na digestão das proteínas. Além disso, contém ferro, potássio e fibras.

 MAÇÃ - boa para o colesterol e o intestino

Rica em fibra solúvel, a pectina, que regula o colesterol, protege o coração e também equilibra a função intestinal, tanto no caso de diarreia como de prisão de ventre. Contém ainda vitamina C, potássio e água, o que lhe confere grande poder hidratante.

 MELÃO - diurético natural

Rico em potássio, betacaroteno, vitaminas, contém poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos, que, entre outras funções, mantêm a saúde da pele. É considerada uma fruta com propriedades anticoagulantes e, portanto, uma aliada na prevenção de trombose e infarto.

 PERA - refrescante e hidratante

Uma fruta que deve ser ingerida madura, é rica em pectina, fibra que regula o intestino, melhorando a flora intestinal. Contém minerais como o selênio, que é antioxidante, zinco, que melhora a imunidade e potássio, diurético e hipotensor. Para os esportistas, é uma fruta completa.

ABACAXI - para a digestão


Essa fruta contém uma enzima chamada bromelina, que favorece a digestão das proteínas. Por isso a cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi. Ela também contém vitamina C, cálcio, manganês e fibras, entre outros componentes.

MELANCIA - hidratação em poucas calorias

É rica em fibras e água, fibras, potássio, vitaminas A, B6, C e magnésio.

UVA - elimina toxinas

Uma das frutas que mais trazem benefícios à saúde, é remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenois, resveratrol (as escuras) e substâncias com propriedades antitumorais.

MAMÃO - boa digestão

Rico em fibras, potássio e vitaminas A e C e do complexo B, combate a artrite e facilita a digestão, devido à presença da enzima papaína. Também contém cálcio, ferro e fósforo.

 AÇAÍ - energético e nutritivo

Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportistas, é, sem dúvida nenhuma, rica em energia. Rico em vitamina E, o açaí também é um poderoso antioxidante, além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na contração muscular.

Vale lembrar que as frutas possuem diferentes teores de açúcar e de gorduras benéficas, o que as torna mais ou menos calóricas. Consulte seu nutricionista para saber qual a quantidade indicada para seu consumo, pois em algumas condições de saúde, inclusive, seu consumo deve ser controlado.

Adaptado de: Revista Sport Vida out/02, nº 11

Um comentário:

  1. Oi Carolina!
    Parabéns pelo blog! Claro que vc pode citar o que quiser do meu blog.
    Parabéns pela ética! Quem a tem, tem-na em qualquer lugar, seja virtual ou real.
    Beijos. Apareça sempre.

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