segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Eu gostaria...


Introdução do livro 'Fat is a feminist issue'
(Gordura é uma questão feminina) de Susie Orbach.

Tradução livre por Fernanda Timerman - Nutricionista

"Eu gostaria que meninas pequenas estivessem crescendo sabendo que elas não precisam se preocupar tanto com seu apetite, que elas fossem valorizadas e se sentissem valorizadas por toda a beleza que elas possuem na variedade de suas mentes e na variedade de seus corpos.

Eu gostaria que meninas pequenas e mulheres crescidas pudessem confiar em sua fome e alimentar essa fome, seguras em saber que está tudo bem em querer obter o que se quer ter.

Eu gostaria que por um momento mágico, depois de um dia, uma semana, um ano e uma década, todas as mulheres pudessem relaxar frente à comida e relaxar com seus corpos, alimentando-os como eles deveriam ser alimentados, respeitando-os e curtindo-os. Eu gostaria que cada mordida de comida fosse uma mordida desejada, não engolida para preencher anseios emocionais que não se sabe nomear ou para preencher sentimentos muito difíceis de sentir.

Eu gostaria que tamanho não importasse, que ser grande ou ser pequena fosse igualmente apreciado. Eu gostaria que o comer compulsivo, dietas, vômitos e jejuns fossem esquisitices ao invés de experiências rotineiras de tantos anos e mulheres de hoje. Eu gostaria que as mulheres pudessem malhar na academia porque elas gostam, sem ter que calcular de qual comida estão tentando se livrar.

Eu gostaria que as mulheres fossem para a cama sem se amaldiçoarem pelo que comeram naquele dia, nem prometendo para si mesmas que vão se privar amanhã. Eu gostaria que quando as mulheres se olhassem, elas vissem uma imagem que pudessem reconhecer, que elas vissem a beleza feminina representada em todos os tamanhos, idades e cores tão diferentes quanto nós somos. Eu gostaria que os pais se sentissem tão relaxados em relação ao apetite de suas filhas quanto se sentem satisfeitos pelo apetite de seus filhos...

Que mais pessoas passem a desejar isso e que a gente consiga que esse desejo vire realidade pelo menos na nossa cabeça e no nosso círculo de amizades."


Nenhum comentário:

Postar um comentário