segunda-feira, 4 de julho de 2011

Comemos com os olhos!


Brian Wansink, especialista americano em comportamento alimentar, realizou um experimento para verificar o quanto comemos apenas pelo alimento estar facilmente disponível ou à nossa vista.
Em um escritório, foram colocados pequenos bombons em duas mesas, com cerca de 2 metros de distância entre elas em duas bombonieres, uma transparente e uma opaca. A cada dia seu conteúdo era reposto.
Observou-se que uma secretária, em um dia comum, comeria cerca de 9 pequenos bombons - contendo cerca de 225 calorias - se eles estivessem em sua mesa.
Mas, se os doces fossem mudados para 2 metros afastados de sua mesa, ela comeria apenas 4 bombonzinhos - cerca de 125 calorias a menos por dia. Em um ano, um ganho extra de 5 a 5,5 kg pode ocorrer tendo os bombons à sua mesa ao invés de a 2 metros de distância.
Ao serem questionadas se a distância as desencorajaria a andar até a bomboniere, elas responderam: "eu realmente pararia para pensar: estou mesmo com fome?". E na metade das vezes, a resposta era "não".
Ver os doces também fez diferença. Secretárias que tinham bomboniere transparente, comeram, em média, mais bombons do que aquelas que tinham o recipiente opaco, onde seu conteúdo não era visível.
A boa notícia é: podem-se usar alguns truques, fazendo o oposto do que o (a) leva a comer apenas porque o alimento está ali, sob seus olhos:
- use louças e tigelas pequenas
- não conte com sua força de vontade, dizendo: "agora sei que estou mais propenso (a) a comer a primeira coisa que estiver em minha despensa, mas me controlarei.". Não, não irá.
Segundo o autor do estudo, as pessoas comem mais frequentemente aqueles alimentos que estão à mesa, visíveis, do que aqueles que não estão. Então, devem colocar à mesa alimentos que precisa incluir em sua rotina e tem dificuldade: legumes, saladas, frutas etc.

2 comentários:

  1. Acho fantastica a idéia de colocarmos à nossa frente ou próximo os alimentos que devemos comer e não os comemos, bem como a ingestão de água, pois este líquido é fundamental para o nosso corpo. Acho que seria muito legal uma apresentação das frutas e seus benefícios para que pudessemos apreciar a fruta e ingerir os nutrientes que necessitamos.

    ResponderExcluir
  2. Sugestão anotada, Anônima. Obrigada!

    ResponderExcluir