sábado, 4 de junho de 2011

"Dra., existe um peso ideal?"


Hoje mesmo uma cliente me fez essa pergunta...

Existe, mas ele não é conhecido através de fórmulas, cálculos ou índices pré-determinados. Estes servem apenas como um parâmetro. Peso ideal é aquele obtido quando se alcança uma relação equilibrada com a comida, ou seja, quando conseguimos não apenas ingerir o que o organismo precisa em doses balanceadas, mas quando somos capazes de nos alimentar com tranquilidade, sem culpa, sem medo de engordar, permitindo-nos saborear tudo aquilo que nos dá prazer e de aproveitar os bons momentos que a comida também pode proporcionar.

Em muitos casos, para que isso aconteça e alcancemos um peso mais adequado, crenças distorcidas e disfuncionais sobre alimentação, dieta e nutrição precisam ser trabalhadas com um terapeuta nutricional especializado.

Desta forma, o peso ideal, ou ainda melhor, o peso natural, pode ser alcançado, já que o corpo tende a manter um equilíbrio quando sabemos o que comer e, principalmente, COMO comer.

Portanto, o peso natural é individual. Você já descobriu qual é o seu?

Um comentário:

  1. Dra Adorei seu blog e vou postar na minha Página esta matéria . se quiser visitar a página no Facebook é Minha Dieta é um Sucesso . com .

    Marisa Isac

    ResponderExcluir