terça-feira, 24 de maio de 2011

Vitaminas e minerais engordam?

           
                Esta dúvida bastante comum leva a um grande equívoco no que se refere a conceitos nutricionais. As vitaminas, presentes em maior proporção nas frutas e legumes, representam os nutrientes fundamentais para a regulação metabólica.
                Em uma salada de frutas por exemplo, há banana, mamão, laranja entre outras. Nesta mistura temos a presença beta-caroteno (mamão), vitamina C (suco de laranja), potássio (banana).
                Estes nutrientes desempenham funções específicas e importantes em nosso organismo como o beta-caroteno - precursor de vitamina A, que age na adaptação da nossa visão à penumbra. Quando entramos em um ambiente escuro e levamos muito tempo para conseguirmos enxergar um pouco, isto pode ser um sinal de deficiência de vitamina A. Já a vitamina C, tão comentada pela sua ação protetora no combate a gripes e resfriados, age na absorção do ferro e em outras atividades metabólicas. O potássio, cuja falta erroneamente é apontada como responsável pelas cãibras, age mantendo o equilíbrio dos líquidos corporais juntamente com o sódio, presente no sal de cozinha.
                Estes micronutrientes – assim classificados pela pequena necessidade diária - desempenham diversas funções no organismo, porém não fornecem energia, portanto, não engordam. Nossa necessidade diária destes nutrientes é pequena, mas constante. Isto quer dizer precisamos consumir regularmente. As vitaminas chamadas de hidrossolúveis (complexo B e Vitamina C) não são estocadas, assim consumir em excesso significa "enriquecer" a urina e não o organismo. Além de sobrecarregar os rins, em algumas situações pode favorecer a formação de cálculo renal. Portanto, tomar fórmulas de polivitamínicos, só com prescrição de um nutricionista, pois as doses devem individualizadas.
                Ao se preocupar em ingerir as vitaminas e minerais, consuma frutas e legumes de forma variada, tendo como base a cor dos alimentos. Como consequência, terá maior variabilidade de vitaminas e minerais garantindo os nutrientes essenciais na manutenção das funções fisiológicas.
                Se sua preocupação é que com isso irá ganhar peso, lembre-se: vitaminas e minerais não engordam e devem ser consumidos em pequena quantidade regularmente.

Fonte: http://nutritips.blog.uol.com.br/

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